domingo, 10 de março de 2013

Os Três Estarolas


     Os Juniores do Custoias FC deslocaram-se, igualmente como os do Sport Progresso, ao campo Rui Navega conhecido por ser a casa do clube de Campanhã, o Desportivo de Portugal que disputa o mesmo campeonato destas duas equipas.
     Um jogo que começou atrasado devido á falta de profissionalismo dos árbitros. Este atraso seria um preságio para todo o jogo, na tentativa de serem o foco das atenções cometerem inúmeros erros que prejudicarem imensamente a equipa do Custoias.
     O jogo começou de uma forma inexplicável. A equipa do Custoias entrou anestesiada e sofreu o primeiro golo nos segundos inicias da partida. Um golo que fez crescer a equipa, que pouco depois chega á igualdade.
     A partir daqui o jogo foi dominado pela equipa visitante que mesmo assim acaba por sofrer o 2-1, repondo pouco depois e novamente, a igualdade no marcador. Isto tudo aconteceu na primeira metade do encontro.
     Na segunda parte, a equipa do Custoias continuou mais dominante criando mais oportunidades de golo e concretizando algumas delas que por ordem dos assistentes foram consideras fora de jogo. Foras de jogo estes que deixa uma enorme duvida, pois não é linear se os jogadores em causa estão mesmo em posição irregular ou se o assistente de linha não gostava da cor verde e por embirração decidiu implicar com os jogadores da equipa do Custoias. Uma atitude igualmente desonrosa teve o arbitro principal que deveria zelar pelo respeito e integridade do jogo e que pelo contrario foi ele que pôs em causa estes dois vectores que devem reger uma partida de futebol. Muito má a atitude destes "profissionais".
      Deixo aqui uma palavra de apreço á equipa do Custoias que mostrou uma grande união, força de vontade, espirito sofredor e mostrou que apesar do terreno sabe praticar um bom futebol.
     

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Um Acumular de Más Decisões



     Neste sábado a equipa do Custoias FC defrontou a equipa do AC Bougadense, saindo derrotada por uma equipa com menos argumentos, mas que no final demonstrou-se superior.
     Um jogo em que a equipa do Custoias apresentou um onze muito diferente do habitual, deixando jogadores influentes, como Jorge Sá e Sandro Lopez, no banco de suplentes. Desde logo estas alterações, e não tirando mérito aos jogadores que entraram para estas posições, criaram uma grande desorganização na equipa, sendo ainda mais notória devido ao facto da formação táctica ter sido, mais uma vez, alterada passando a equipa a jogar com dois médios defensivos invertendo assim o triangulo do meio campo. Com todas estas alterações de ultima hora e sem o treino das mesmas estava previsto um jogo complicado para os jogadores da equipa da casa.
     A equipa do Custoias entrou bem, inaugurando o marcador pelo central, adaptado a extremo, Carlos que com toda a calma picou a bola sobre o guarda-redes adversário. Parecia que a equipa estava lançada.
     Contudo o Bougadense não se deixou abalar e foi a vencer para o intervalo por 2-1.
     Na segunda parte a igualdade no marcador foi restabelecida pelo recém entrado Sandro, mostrando á equipa a luz ao fundo do túnel. Luz esta que não passava de uma ilusão pois a equipa não conseguiu manter a pressão sobre o adversário e numa infeliz perda de bola de Hugo a equipa de Bougado coloca-se na liderança.

   A Registar: Uma série de decisões a priori do jogo traçaram um rumo difícil para a equipa chegar a um resultado favorável. A inexplicável serenidade que reina no banco do Custoias em todos os jogos mesmo que a equipa não esteja a cumprir com as suas obrigações.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mais Um Empate



     Na passada quarta-feira os juniores do Custoias FC defrontaram o UD Lavrense, jogo que tinha sido adiado anteriormente devido ás más condições climatéricas.
     A equipa da casa apresentou-se organizada no habitual 4-3-3, táctica que tinha sido substituída nos últimos dois jogos pelo, tradicional e mais usual, 4-4-2. Penso que a táctica de carácter neutro encaixa melhor naquilo que é o plantel da equipa do Custoias. O meio campo fica mais apoiado e com isso, tanto o jogo ofensivo como o jogo defensivo da equipa, torna-se mais eficaz e seguro.
     Na primeira parte o jogo foi equilibrado, contudo foi a equipa residente que criou as oportunidades mais flagrantes de golo.
     A segunda parte foi semelhante, existiu muito equilibro entre as equipas até que perto do fim do encontro um dos jogadores do UD Lavrense é expulso e com isto a equipa do Custoias FC toma controlo do jogo, encostando o adversário ás cordas criando muito perigo. O tempo foi passando, as bolas paradas foram sido desperdiçadas, e o resultado manteve-se inalterado.

A registar: O desperdiço de bolas paradas é enorme, vê-se que não existe organização nem estipulação na cobrança das mesmas e por isso o aproveitamento é nulo. Será um aspecto importante a trabalhar.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Segundo Empate


     A equipa de Juniores do Custoias FC deslocou-se ao campo Rui Navega para defrontar a equipa do Clube Desportivo de Portugal num jogo que acabou empatado apesar de ambas as equipas terem criado várias oportunidades de golo.
     Um campo conhecido pela sua dureza, onde os jogadores tem de ser guerreiros, lutadores e onde o bom futebol raramente aparece. Com alguma surpresa a equipa do Custoias entrou a tentar praticar bom futebol, com bola de pé para pé e com jogadas apoiadas enquanto o Desportivo praticou o seu futebol habitual sendo este o mais que conhecido "pontapé para a frente".
     O jogo foi muito equilibrado, onde nenhuma das equipas assumiu o comando do jogo e por isso assistimos a uma partida com ataques rápidos de parte a parte. Apesar de os golos não terem aparecido, o jogo foi interessante de assistir tendo em conta que as condições para a pratica da modalidade não terem sido as melhores.
     A equipa do Custoias poderia ter aproveitado mais o futebol interior e com isso beneficiar de um resultado mais favorável. Será um aspecto a trabalhar.
     Uma partida em que os erros da arbitragem foram notórios, não sendo, estes, muito influentes no resultado final. 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Uma Goleada Injusta


     Neste sábado a equipa do Custóias sai derrotada do encontro frente ao Candal. O resultado não representa, de todo, aquilo que se passou dento das quatro linhas. A equipa do Custóias entrou em campo com um espírito destemido, independentemente do adversário ser o segundo classificado do campeonato. Prova disso é a primeira e madrugadora oportunidade de golo para a equipa visitante, numa excelente jogada individual e revestida de uma enorme persistência do jogador Pedro que levou a melhor, fisicamente e tecnicamente, sobre o seu oponente e conseguiu chegar até a linha de fundo e, como dizem os livros, fazer um cruzamento atrasado para o avançado Tiago que á frente da baliza não conseguiu finalizar.   
      Esta jogada é um espelho do espírito da equipa durante todo o jogo. Equipa que, para este jogo apresentou uma formação diferente, passando do habitual 4-3-3 para um 4-4-2 losango.
     Acaba a primeira parte e o resultado está 2-0.
     Na segunda parte o espírito lutador e o futebol de qualidade, continuam a ser notórios na equipa de juniores do Custóias. Apesar disso o resultando avolumou-se, chegando ao fim nos já conhecidos 4-1.
     Apesar de tudo a equipa do Custóias esta de parabéns e mais uma vez foi deveras evidente a falta de carácter, humildade e o não saber ganhar dos jovens que representavam a equipa do Candal.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um Jogo Complicado

   
     Este sábado a equipa dos Custóias desloca-se até Gaia para defrontar uma equipa que tem feito um campeonato regular, e de extrema qualidade e por isso o jogo não será fácil mas se privilegiarem o jogo em equipa e o forte trabalho de equipa a nível defensivo o resultado poderá ser mesmo a vitoria.

   Boa sorte a todos.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Goleada


     O Custóias sai goleado do encontro frente ao Foz, num jogo em que a equipa parecia desmoralizada e fisicamente desgastada.
     O jogo da equipa do Custóias baseou-se em lances de "pontapé para a frente" dos centrais para os extremos, que controlando a bola decidiam correr pela ala perdendo, na maior parte dos lances, a posse de bola. Com isto o meio campo teve muitas dificuldades em ter bola e comandar o jogo ofensivo da equipa.
     Foi notória, mais uma vez, a desorganização da equipa do Custóias que defensivamente esteve muito mal, sendo os seis golos sofridos um espelho disso mesmo e a falta de liderança que levou a equipa a não ter reacção possível aos golos sofridos.


De realçar: A boa exibição do guarda-redes da equipa do Custóias que, apesar dos seis golos e de ser ainda juvenil de primeiro ano, esteve confiante e seguro durante todo o jogo.
   

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Custóias FC - FC Foz


     Amanha ás três da tarde vão se defrontar, as equipas de juniores do Custóias F.C e do F.C Foz, num jogo que promete ser rico em entusiasmo face ao resultado da primeira volta.
     A equipa do Custóias vai ter de se redimir do resultado obtido na primeira volta em que podia ter controlado e ganho o jogo.
   
    Boa sorte a todos.

domingo, 20 de janeiro de 2013

O Derby


     O Leça do Balio saiu vitorioso frente ao seu rival Custóias por quatro bolas a uma. Um jogo de loucos em que o futebol praticado pelos intervenientes era um espelho do que o coração estava a sentir. Prova disso são as quatro expulsões, três do lado do Leça e uma do lado do Custóias e os vários amarelos que contados são superiores a uma dezena.
     A equipa do Custóias entrou dominante no jogo. Via-se que queria impor o seu futebol e que tinha ido ao campo do adversário com o objectivo de vencer. Contudo num erro no atraso ao guarda-redes, em que a bola era de difícil recepção pois ia tensa e aos saltos e depois de o guarda-redes falhar a recepção e evitar que a bola saia pela linha de fundo pondo-a em cima de linha de golo ao dispor do opositor que estava em cima dele, o golo caricato acontece.
     Com o golo sofrido a equipa do Custóias sentiu dificuldades em voltar ao domínio inicial e volta a sofrer outro golo, este de livre.
     Pouco depois a primeira expulsão sucede-se, pondo a equipa do Custóias numa posição favorável a virar o marcador.
     Na segunda parte acontece a segunda expulsão para o Leça dando ainda mais possibilidades do Custóias sair vitorioso deste jogo. Contudo isso não aconteceu, e tudo se tornou mais difícil quando o guarda-redes faz uma falta, muito duvidosa a meu ver, fora de área e o arbitro aponta para a marca de penalty, sendo este cobrado com eficácia.
     Por fim a ultima expulsão do jogo sucede. Apesar de ter marcado um golo, sofre logo de imediato outro, cancelando de imediato as esperanças de um bom resultado.

A registar: A falta de entre-ajuda, calma e organização da equipa de Custóias no momento em que se encontra em superioridade numérica.
                   A falta de humildade, de saber ganhar e de desportivismo de alguns jogadores do Leça do Balio que assim nunca serão ninguém no mundo do futebol.

     

sábado, 19 de janeiro de 2013

O Derby


     Este domingo, pelas nove horas, o campo do Leça do Balio será o palco de um derby do concelho de Matosinhos. Leça do Balio e Custóias defrontam-se num jogo que promete, como sempre, ser uma partida com muito coração e clubismo á mistura.
     Apesar de o Leça estar á frente na classificação por quatro pontos, o futebol do Custóias é sem duvida superior se este for jogado em equipa. Esta é uma óptima oportunidade para, os juniores do Custóias, não só manterem um bom registo de resultados nesta segunda volta mas também subirem na tabela e aproximarem-se do lugar que realmente representa o valor da equipa.

     A todos boa sorte para este grande jogo.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Treino cancelado



      Hoje, foi cancelado o ultimo treino da semana na preparação do jogo frente ao rival Leça do Balio. A chuva intensa e o vento forte estiveram na origem deste cancelamento.
      Apesar de tudo, e sendo uma  equipa de jovens de dezoito anos, o treino, a meu ver, poderia ter sido realizado. Isto mostraria uma enorme força de vontade e de querer na tentativa de alcançar um bom resultado no jogo do próximo fim de semana. Mostraria também a qualidade e a fibra de que são feitos estes jogadores. O exemplo foi dado pelas camadas mais jovens que destemidamente enfrentaram o mau tempo e foram fazer o que mais gostam, jogar futebol.
      Concluindo, a decisão tomada em cancelar o treino pode não ter sido a melhor, mas foi tomada pensando em salvaguardar a equipa de qualquer contratempo.

O Inicio

    A origem da criação deste blog é dar a conhecer um outro ponto de vista em relação aquilo que a equipa dos Juniores do Custóias FC esta a desenvolver na actual época desportiva. Aqui será colocada uma opinião com base em factos e conhecimentos de alguém integrado no seio da equipa.
    Espero que leiam e apreciem.

                       Obrigado